Poemas

Tantos:
Tantas musicas não ouvidas juntos, tantos momentos vividos sozinhos.
Tantas valsas sonhadas e dançadas ao balanço do vento sem a companhia de seu corpo.
Tantos momentos desejados, vislumbrados e sonhados, deixados esquecidos e que nunca serão eternizados.
Tantas emoções deixadas de serem sentidas, de serem usadas e exploradas.
Tantas coisas deixadas de serem ditas, sentidas e amadas.
Tanto sentimento pra nada, tanto amor que transbordou, sufocou e acabou.
Tanto te tanta coisa que findou se no nada que restou.
Tanto de tudo, tanto de nada, tanto que não cabe em palavras.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Vinhos nacionais

A elaboração de vinhos em diversas regiões brasileiras aumenta as opções e privilegia o consumidor, que ganha em qualidade e diversidade. Confira a degustação de 83 amostras de seis diferentes terroirs do país

O último cadastro vitícola do Rio Grande do Sul –uma ampla radiografia dos vinhedos gaúchos elaborada por Ibravin e Embrapa– mostra que a área de cultivo da uva no Estado cresceu 45% em dez anos.

A ampliação para mais de 35 mil hectares entre 1995 e 2004, assim como o surgimento de cerca de 1.500 propriedades no mesmo período, podem ser atribuídos ao aparecimento de novas regiões produtoras no Estado, além da tradicional e pioneira Serra Gaúcha.

Nos municípios que detêm ainda 90% da produção nacional, o preço supervalorizado das terras afasta novos produtores e até empresas já consolidadas para zonas antes pouco conhecidas no mapa vitivinícola como Campanha e Serra do Sudeste, além de outros Estados como Santa Catarina, Paraná e a até pouco tempo bastante improvável região do Vale do rio São Francisco, no Nordeste brasileiro.

Quem ganha com a diversidade de terroirs brasileiros é o consumidor do produto nacional, que passa a ter mais opções de escolha. Para facilitar essa seleção, Vinho Magazine promoveu degustação de 83 vinhos brasileiros elaborados com uvas de diferentes zonas produtoras de todo o país, parte deles formada por lançamentos que chegaram recentemente ao mercado.

No geral, a avaliação colocou os tintos na ponta, o que mostra a atenção dispensada pelos produtores à preferência do consumidor. Dividimos o painel por regiões para auxiliar a consulta. Aproveite

Nenhum comentário:

Postar um comentário