Poemas

Tantos:
Tantas musicas não ouvidas juntos, tantos momentos vividos sozinhos.
Tantas valsas sonhadas e dançadas ao balanço do vento sem a companhia de seu corpo.
Tantos momentos desejados, vislumbrados e sonhados, deixados esquecidos e que nunca serão eternizados.
Tantas emoções deixadas de serem sentidas, de serem usadas e exploradas.
Tantas coisas deixadas de serem ditas, sentidas e amadas.
Tanto sentimento pra nada, tanto amor que transbordou, sufocou e acabou.
Tanto te tanta coisa que findou se no nada que restou.
Tanto de tudo, tanto de nada, tanto que não cabe em palavras.

domingo, 1 de maio de 2011

EXPO VINIS

Expo Vinis! A maior feira da America Latina de vinhos.....
Ola, meus caros amigos, estou de volta postando algumas pequenas maravilhas que tive o prazer de ter contato na EXPO VINIS 2011.
Como sempre uma feira de sabores, uma verdadeira viagem ao mundo das sensações em todos os sentidos.
Tive a surpresa de encontrar uma importadora que em breve estará atuando no mercado brasileiro com vinhos, massas e azeites unicamente ITALIAN







OS, tive o prazer de ter contato com alguns destes vinhos sendo que de minha preferência os espumantes e alguns de guarda que me surpreenderam muito.
Também estive com uma associação de produtores de vinhos de Santa Catarina, conversei bastante com a pessoa responsável. Se mostrou muita interessada em difundir os vinhos de Santa Catarina, com responsabilidade e qualidade. Mais uma vez provei de alguns espumantes e 2 tintos que me deixaram surpreso devido a leveza e qualidade de tais.
Como não poderia faltar em minha viagem, visitei o que no meu ponto de vista ainda é, e com o grande bate papo que tive com Sr. Felipe Pizzato continuará sendo minha linha nacional preferida. Tive o prazer de degustar todos os vinhos da Pizzato sendo que em especial o 99, um vinho feito em comemoração a safra de 99 que foi escolhido na época como melhor MERLOT do Brasil.
Fui a busca de novidades no campo de serviços, e encontrei algo que no meu ponto de vista é, e já deveria ser no Brasil, algo bastante difundido, pois tal serviço pode ser oferecido aos clientes, como uma maneira de interagir seu cliente com os vinhos e também com o mundo que cerca o vinho. Serviço de 1 site que oferece a carta de vinhos ligada a tal site, no qual o cliente terá total informações tanto dos vinhos como da opinião de pessoas que já tiveram contato com os vinhos em outros locais.
Tudo isso através de um dispositivo que hoje todos temos acessos, chamado TABLET, um dispositivo com acesso a internet no qual o cliente terá a carta de vinhos a disposição e acesso direto ao site que terá no site as avaliações do vinho que esta sendo indicado, ou procurar algum outro que possa ser de seu gosto. Deixando assim a questão que muitos clientes ainda que possam duvidar da indicação do Sommelier ou do restaurante ter acesso a opiniões de clientes como ele.
Após o cliente degustar tal vinho, ele mesmo pode solicitar ao restaurante o TABLET e por o site em tempo real sem desvio de informações o que ele achou do vinho. Algo assim para o Brasil que é um crescente em internet e em redes sociais, um serviço que as importadoras estão bancando os equipamentos para os restaurantes geralmente vinculado a carta de vinhos fidelizando o estabelecimento por 1 tempo.
Vamos agora falar um pouco do que pude selecionar ao meu gosto sobre a expo vinis.
A expo vinis trouxe como de costume muitas novidades, o evento teve inicio no dia 26 de abril e se estendeu até o dia 28 do mesmo, o local escolhido como do ano anterior foi o belíssimo EXPO NORTE. O Expo Norte, é um complexo unicamente voltado a feiras e convenções de uma estrutura muito bem planejada com boa ventilação, iluminação e de fácil localização, estacionamento satisfatório, serviços de transporte muito eficaz. Para minha surpresa, coisa que não sabia, eles até colocam a disposição do visitante que chega um ônibus direto do Aeroporto que leva os visitantes direto ao Expo Norte, evitando assim que o visitante perca tempo com deslocamento.
Ao chegar ao local, o profissional se dirigia aos totens eletrônicos que bastava digitar seu CPF, (no caso dos profissionais a inscrição deveria ser feito previamente no site da feira) receber uma etiqueta e retirar um cartão no qual se colocaria a etiqueta.
Após este sistema rápido e fácil bastava ir a um porta volumes que no meu caso e de muitos outros visitantes, foi de grande ajuda, pagar uma taxa de R$10, 00 guardar seus pertences e se dirigir a entrada.
Na entrada bastava um pessoa com 1 leitor ótico, a confirmação e pronto, seja bem vindo ao mundo dos vinhos:
Logo na entrada me deparei com algo que achei sensacional, um site que tem o nome de wine Tag um site de relacionamento digamos assim, sobre vinhos não é um site de venda de vinhos, apesar de que ele irá disponibilizar aos clientes das importadoras parceiras saber as lojas, restaurantes e bares onde seus produtos estão sendo comercializados.
No mesmo site o cliente que se dirigir ao restaurante que tiver associação com o site ou no caso da importadora, terá em mãos uma ferramenta de TABLET no qual terá uma carta de vinhos e a avaliação dos vinhos que ele possa pedir, on line direto do site, com opiniões de clientes que já tiveram contato com o vinho, no Brasil todo. Sendo assim ele não só terá a opinião de um profissional, mas de pessoas que também gostam de provar novidades no mundo dos vinhos.
Saindo de lá busquei algo de meu interesse, me perdoem o egoísmo, mas só cheguei na feira no dia 28, ultimo dia, muito cansado e a feira só foi aberta às 14 horas, então busquei apenas as novidades realmente.
Então me deparei com a importadora Italiana Vino Maestro, tive o prazer de conversar com o Sr. Paulo Angione, diretor comercial da mesma, no qual batemos um grande e proveitos papo que me deixo feliz em saber que alem de vinhos estão trazendo ao Brasil massas e azeites Italianos, ficamos de manter um contato posterior, pois a mesma ainda irá entrar em operação dentro de mais ou menos 20 dias após a feira.
Eles estão entrando no mercado nacional com cerca de 14 casas viniculas e com 76 rótulos sendo das regiões:
Lombardia
Veneto
Trenito
Marche
Toscana
O que mais me chamou atenção foram alguns espumantes da região da Lombargia, bem leves, frutados de boa perlage que serão muito bem adaptados ao gosto do Brasileiro.
Após este bate papo sai em busca de mais alguma coisa que me despertasse a curiosidade, em meio a muitos estandes de importadores, já conhecidos, e de países como Portugal, França, Argentina etc., eu buscava algo a mais, algo que fosse diferente.
Foi quando meio que sem querer eu encontrei.
Deparei-me com uma belíssima loira de cerca de 1,80 de altura, olhos azuis como o céu, um perfume que me deixou meio atônito.
Ops, sim esta deusa sorriu me oferecendo uma taça de um Chardonnay, torci o nariz, pois não sou muito fã de uvas desta casta, preferi me arriscar no espumante rose, pra minha sorte e espanto o adorei bem leve, frutas verdes, um espumante simples, de perlage intensa e doce, na mesma hora me lembrei de minhas amigas mulheres que só pedem vinhos doces, é, pois alguns espumantes roses são com taninos, forte de personalidade, este não, vi neste a possibilidade de uma beira de praia, alguns aperitivos de frutos do mar e este belo espumante.
Puxei assunto com a minha musa loira, e ela na verdade estava ali pra servir, foi quando fui apresentado a Sra. Betina Pisani, pessoa de grande desenvoltura e sorriso fácil, conversamos primeira mente sobre os produtos da vinícola, foi quando aos poucos descobrir que no fundo estava em um estande de uma associação de produtores de Santa Catarina.
Um estande muito bem projetado, com alguns produtores, e fomos a conversar, fiquei sabendo que a intenção deles é difundir os produtos de Santa Catarina para o resto do Brasil, que a Expo Vinis seria um termômetro do que pode ser uma grande alavancada para suas vendas e divulgação de tais produtos.
Como em conversa com a própria salientei quem diria a 15 anos atrás que o Vale de São Francisco poderia fazer vinhos tão bons quanto os que são produzidos hoje. Falamos mais sobre as intenções da associação, de como eles querem expandir, as parcerias que pretendem fazer, de que maneira as vinícolas e os vinhos que ali estavam sendo expostos foram avaliados.
E algumas destas duvidas me foram tiradas de maneiras bem direta e satisfatória, os vinhos e as vinícolas para poderem ter estado na Expo Vinis passaram por degustações as cegas com profissionais do Rio Grande do Sul, no qual atestaram a qualidade de tais produtos.
Claro ainda faltam algumas etapas para podermos assegurar que são realmente produtos excelentes, mas posso assegurar que são produtos de qualidade, pois eles visam a qualidade, e não a quantidade, eles são pequenos se unindo para serem grandes, e isso é interessante, é importante.
Na mesma hora minha cabeça veio a juntar a parceria da Wine Tag com a ACAVITIS (ASSOCIAÇAO CATARINENSE DOS PRODUTORES DE VINHOS FINOS DE ALTITUDES) e meu trabalho e trazer a BAHIA estas novidade nacional, difundir com a ajuda deles, um pouco deste novo mundo brasileiro dos vinhos.
Tudo isso com trabalho serio e voltado ao publico, com preços honestos e produtos de qualidade não de marketing como temos muitos no mercado.
Pra finalizar minha pequena viagem busquei até que encontrei minha bodega preferida.
Pizzato, nossa que saudades da Sra. Jane Pizzato, tive a satisfação de conhecer o Alexandre que estava a frente de seu estande e de maneira desenvolta e bastante elegante apresentou-me toda família de vinhos Pizzato, claro que não me fiz de rogado e degustei todos eles, inclusive 2 grandes futuros vinhos que serão ainda lançados em mais 2 a 3 anos, pois o processo de maturação dos mesmo ainda se encontra muito jovem, vale a pena esperar.
Deliciei-me com o 99 um vinho de classe, de personalidade e de grande potencial apesar de estarmos em uma feira de vinhos, nem sempre podemos avaliar 100% dos vinhos em sua total plenitude, pois estamos diretamente em contato com milhares de vinhos, gostos, sensações em questão de minutos, nossos sentidos terminam nos traindo, mas mesmo com estes pequenos per causos, podemos notar a diferenciação de certos produtos, o 99 foi o grande ganhador da Expo vinis 2011, uma grande satisfação no qual me alegro, pois me faz ainda mais acreditar nos produtores nacionais que acreditam na qualidade, no trabalho voltado ao pequeno porem satisfatório.
Bom meus caros amigos, espero que possa ter passado um pouco desta minha viagem e da minha intenção, que no fundo foi buscar o novo, o diferente para que possa ser aplicado na Bahia, nos restaurantes e consumidores, para que possamos evoluir, abrir nossas mentes que o vinho é algo acessível, fácil e muito prazeroso, que basta uma mão a no guiar, que nos ajude que iremos ter momentos maravilhoso ao lado de uma garrafa de vinho e claro de uma pessoa ou de pessoas que nos agradem.
Muito obrigado e em breve estarei aqui contando como esta andando este meu projeto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário